4 Livros para Análise de Dados

Para quem curte estudar através de livros e está entrando ou até mesmo já atua na área de análise de dados, vou deixar uma lista com 4 livros top of the tops para ampliar seus conhecimentos.

  • 1 – Dominando o Power BI – 3 edição atualizada
  • 2 – Storytelling com dados: Um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócios
  • 3 – Python Para Análise de Dados: Tratamento de Dados com Pandas, NumPy e IPython
  • 4 – Manual de Análise de Dados – Estatística e Modelagem Multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®

1 – Dominando o Power BI – 3 edição atualizada

A ferramenta favorita da atualidade dos analistas de dados é o Microsoft Power BI, desenvolvido, obviamente, pela Microsoft. O Power BI é rico em recursos para o tratamento dados e a geração de relatórios com gráficos interativos. A Microsoft disponibiliza de forma gratuita o Power BI Desktop que pode ser baixado diretamente pela loja Microsoft Store para os utilizadores do sistema operacional Windows.

E para destrinchar em todos os detalhes todos os recursos e funcionalidades do Power BI Desktop, o livro Dominando o Power BI – 3 edição atualizada é uma excelente opção.

Produzido por Karine Lago e Laender Alves, Dominando o Power BI conta com 456 totalmente em português e a atualização mais recente até a data dessa publicação é de maio de 2021.

Gostou deste livro? Compre agora pela Amazon!

2 – Storytelling com dados: Um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócios

Conte histórias com dados, aprenda usar gráficos de maneira correta e objetiva!

Esse é o assunto abordado neste livro escrito por Cole Nussbaumer Knaflic, especialista em apresentações, onde ela descreve as melhores práticas para transmitir informação utilizando dados.

Ideal para quem já trabalha com apresentações seja dentro de uma empresa ou em palestras e deseja melhorar suas técnicas em apresentar relatórios e indispensável para quem está iniciando na carreira de dados e deseja desenvolver relatórios mais eficazes.

O livro conta com versões nos idiomas inglês e português, 256 páginas de puro conhecimento e a edição mais recente é a 2ª de janeiro de 2019.

Gostou deste livro? Compre agora pela Amazon!

3 – Python Para Análise de Dados: Tratamento de Dados com Pandas, NumPy e IPython

A linguagem de programação Python é uma das mais requisitadas quando o assunto é análise de dados. Muitos programadores recomendam Python para quem está iniciando no mundo do desenvolvimento de software, por ser uma linguagem extremamente fácil (até certo ponto) para se aprender.

Neste livro o Python é abordado do conceito a prática com estudo de casos de análise de dados fazendo dele ideal para analistas que ainda não conhecem Python, estudantes de programação que querem entrar para área de Data Science e processamento científico.

O livro possui 616 páginas, idioma em português, atualmente está em sua 1ª edição de janeiro de 2018 e usando Python 3.6.

Gostou deste livro? Compre agora pela Amazon!

4 – Manual de Análise de Dados – Estatística e Modelagem Multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®

Agora vamos falar de um livro que é casca grossa no quesito análise de dados.

Diferentemente dos anteriores citados nesta publicação, este manual de análise de dados não é tão direcionado para quem está começando, mas para quem já está a um certo tempo imergido nessa área de dados e que aprender mais sobre estatística.

Este livro é uma verdadeira bíblia da análise de dados, escrito por Luiz Paulo Favero e Patrícia Belfiore. Nele é abordado as principais técnicas estatísticas e de modelagem multivariada, resultado de anos de estudos e pesquisas e enfatiza a importância da análise de dados em ambientes acadêmicos e organizacionais. O princípio básico deste livro consiste em explicitar constantemente, a hierarquia entre dados, informação e conhecimento.

Este livro possui 1216 páginas, idioma em português e está na sua 1ª edição de abril de 2017.

Gostou deste livro? Compre agora pela Amazon!

Posted by

Davi Lima

Bacharel em Sistemas de Informação, não é fanático por tecnologia, mas faz uso dela com muita frequência, curte banco de dados e gosta de trabalhar com informação, no decorrer da pandemia de Covid-19, achou que deveria se tornar um analista de dados e desde então foca dia após dia na área e está gostando bastante.

Você também pode gostar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *